Tomando como exemplo o portal de notícias da globo-G1, o site O ESTADÃO (pertencente ao jornal impresso O estado de São Paulo) e o blogjornalismo FATOR W, assinado pelo jornalista Walmar Andrade, podemos perceber mais semelhanças entre o portal e o site jornalístico, do que diferenças.
Analisando ambos percebe-se por conta da forma com que as notícias estão dispostas na "home", do G-1 e do Estadão que eles parecem ter um critério semelhante na hora de decidir que importância dar às notícias. Por exemplo: quando ambos querem destacar a manchete das demais notícias chamando atenção do leitor/navegador, o fazem colocando-a no canto esquerdo superior da tela, com uma fonte maior do que das demais.
Ainda sobre a manchete na home, o G-1 e O Estadão, não fizeram uso de imagem veiculadas a notícia em questão, mas utilizaram-se de subtítulos e de chamadas para matérias e/ou artigos que tratam do mesmo assunto, porém visto sob outra perspectiva.
Os títulos das manchetes como das outras matérias do portal e do site, estavam escritas de forma clara e objetiva, dando preferência a voz ativa, através do uso de verbo no presente.
Com relação a notícia em si, fazem uso de subtítulos e de intertítulos ao longo da notícia, facilitando a leitura do leitor/navegador e tornando-a menos cansativa. No caso do O Estadão pude notar também a presença de cartola, que não vi na nótícia do portal. Entretanto na notícia do portal há mais elementos interativos ligados a notícia, tais como: vídeos e hiperlinks. Além de constatar mais elementos complementares a notícia, no portal G-1, como: gráficos e tabelas.
Já o Blogjornalismo, tem uma forma diferenciada dos demais sites jornalisticos, na hora de dispor as notícias, pois parte-se do princípio que o blog é um diário virtual, ele é estruturado como tal.
Dessa forma, não há uma tela inicial (home) como as dos sites, com os títulos das notícias clicáveis para a matéria na integra em outra página do site, dispostas de maneira hierarquíca, pois as matérias estão num mesmo espaço dentro do blog.
O que pode torná-las mais atraentes e mais importante ao olhos do leitor na hora de selecionar sua leitura, é a questão da atualidade da notícia, quanto mais atual a notícia for ele fica localizada no topo da página na frente das outras matérias. E á medida que o blog for atualizado a notícia "vai descendo" na disposição da página.
O autor do blog também pode utilizar os mesmos artifícios que são vistos nos textos do portal e são inerentes a escrita para web, quando se objetiva um texto interresante e atraente, como o uso de títulos que chamem a tenção do leitor/navegador, por exemplo: utilizar no título uma declaração de alguém importante na sociedade, títulos que levantem questões, títulos que trabalhem com comparações e contrastes entre outros.
Além disso, pode e deve se utilizar chamadas vinculadas ao título da matéria em questão, tratando o mesmo assunto sob outro ângulo e hiperlinks.
Os sites citados aqui, foram acessados no dia 03/09/07 e, portanto, analisados nesse mesmo dia.