terça-feira, 25 de setembro de 2007

Portal



O portal é espaço virtual que centraliza todos os tipos de informações -gerais e especializadas- que disponibiliza também serviço de email, salas de bate-papo, mecanismo de busca, entre outros.
Essa inovação na maneira de disponibilizar conteúdo para os internautas, começou a ser usado por volta de 1998, e hoje já é febre entre no Brasil, tendo conquistado o status de página principal no computador de muitos usuários deste país.
Para alguns estudiosos, ele caracteriza-se como uma ferramenta usual que facilita a vida dos internautas que, diante de uma gama de informações disposta na rede perde tempo tentando filtrá-las.
“O modelo de portal pode ser uma alternativa ou esperança para o excesso de informações disponíveis na rede, atuando como intermediários e mediadores. Filtram e permitem encontrar.” (Vaz, 2000, pp:12)
Porém, nem todos compartilham deste mesmo pensamento, pois consideram o portal mais uma forma de prender o usuário e de tirar sua liberdade de navegar, explorar territórios desconhecidos na rede. É o que diz o estudioso André Lemos:
“Embora busquem agregar supostos conteúdos importantes, os portais nos tiram, enquanto fenômeno hegemônico a possibilidade de errância, da cyber-flânerie, nos transformando em sufers-boys, marcados pelo ferro do e-business. Devemos reverter a hegemonia e a população desta nova prisão eletrônica que se configura com a atual onda dos portais-currais.” ( Lemos, 2000, pp:02)
Discordância a parte, deve considerar que mesmo selecionando e decidindo quais conteúdos tem maior relevância em detrimentos de outras, o internauta tem ao seu alcance informações advindas de locais diversos e, são exploradas sob diversos pontos de vista. Dessa forma, o internauta tem sim, a possibilidade de navegar e fazer descobertas (informacionais) num só espaço.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Intercambio acadêmico da Unifor conta com uma maior divulgação

O intercambio acadêmico internacional da Unifor existe desde 2000 e vem apostando nos últimos dois anos, na divulgação externa, por meio de anúncios no jornal Diário do Nordeste.

A divulgação tem intuito de chamar atenção dos alunos, dentro e fora da instituição, já que o setor de Assessoria para assuntos internacionais promove durante dos anos, palestras informativas sobre o programa, divulgação nos blocos da universidade por meio de cartazes e envio de emails, por meio do Unifor on-line, informando sobre as palestras que irão ocorrer.

Segundo o estagiário do departamento de Assessoria para assuntos internacionais, Rafael Marques, a procura dos alunos pelo intercambio tem crescido juntamente com a divulgação do programa “de uns dois anos para cá, cerca de 80 a 100 alunos se candidatam todo semestre, a participar do intercambio, tendo em vista que desde a existência do programa participaram ao todo 300 alunos, dá para perceber que houve uma maior demanda”.

Para mais informações, o setor disponibiliza no site da universidade, informações detalhadas sobre como participar do intercambio internacional.

Blog corporativo

O blog, ferramenta da web antes utilizada em sua maioria por jovens ávidos por compartilhar na rede a rotina de suas vidas, conquistou terreno e, com isso novos adeptos, deixando de ser vista somente como um diário virtual.
Empresas tradicionais adeptas de meios de comunicação como jornal, TV e rádio, enxergaram na internet, mais precisamente no blog, uma nova possibilidade de manter um canal direto com o cliente, propagando a idéia da empresa em rede virtual.
Isso porque através do blog eles têm a possibilidade de se comunicar com o cliente de forma simples, ágil e, mais próxima do cliente, pois o mesmo tem a liberdadee espaço para tecer seus comentários, através das postagens. E esse espaço noblog também faz com que o cliente veja que a opinião dele a respeito da empresa e dos serviços prestados pela mesma, é importante.
Além disso, a empresa encontra um espaço ideal na mídia virtual para publicização das ações da empresa a um custo quase zero, se comparado à publicidade veiculada nas mídias tradicionais.
Porém, apesar de ser uma ferramenta inovadora e grátis, somente menos de 1% das empresas brasileiras investem no blog como um meio de comunicação em potencial, na corrida para conquistar espaço e conquistar o cliente.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

O Uso de paratextos e de outros artifícios na web

Tomando como exemplo o portal de notícias da globo-G1, o site O ESTADÃO (pertencente ao jornal impresso O estado de São Paulo) e o blogjornalismo FATOR W, assinado pelo jornalista Walmar Andrade, podemos perceber mais semelhanças entre o portal e o site jornalístico, do que diferenças.
Analisando ambos percebe-se por conta da forma com que as notícias estão dispostas na "home", do G-1 e do Estadão que eles parecem ter um critério semelhante na hora de decidir que importância dar às notícias. Por exemplo: quando ambos querem destacar a manchete das demais notícias chamando atenção do leitor/navegador, o fazem colocando-a no canto esquerdo superior da tela, com uma fonte maior do que das demais.
Ainda sobre a manchete na home, o G-1 e O Estadão, não fizeram uso de imagem veiculadas a notícia em questão, mas utilizaram-se de subtítulos e de chamadas para matérias e/ou artigos que tratam do mesmo assunto, porém visto sob outra perspectiva.
Os títulos das manchetes como das outras matérias do portal e do site, estavam escritas de forma clara e objetiva, dando preferência a voz ativa, através do uso de verbo no presente.
Com relação a notícia em si, fazem uso de subtítulos e de intertítulos ao longo da notícia, facilitando a leitura do leitor/navegador e tornando-a menos cansativa. No caso do O Estadão pude notar também a presença de cartola, que não vi na nótícia do portal. Entretanto na notícia do portal há mais elementos interativos ligados a notícia, tais como: vídeos e hiperlinks. Além de constatar mais elementos complementares a notícia, no portal G-1, como: gráficos e tabelas.
Já o Blogjornalismo, tem uma forma diferenciada dos demais sites jornalisticos, na hora de dispor as notícias, pois parte-se do princípio que o blog é um diário virtual, ele é estruturado como tal.
Dessa forma, não há uma tela inicial (home) como as dos sites, com os títulos das notícias clicáveis para a matéria na integra em outra página do site, dispostas de maneira hierarquíca, pois as matérias estão num mesmo espaço dentro do blog.
O que pode torná-las mais atraentes e mais importante ao olhos do leitor na hora de selecionar sua leitura, é a questão da atualidade da notícia, quanto mais atual a notícia for ele fica localizada no topo da página na frente das outras matérias. E á medida que o blog for atualizado a notícia "vai descendo" na disposição da página.
O autor do blog também pode utilizar os mesmos artifícios que são vistos nos textos do portal e são inerentes a escrita para web, quando se objetiva um texto interresante e atraente, como o uso de títulos que chamem a tenção do leitor/navegador, por exemplo: utilizar no título uma declaração de alguém importante na sociedade, títulos que levantem questões, títulos que trabalhem com comparações e contrastes entre outros.
Além disso, pode e deve se utilizar chamadas vinculadas ao título da matéria em questão, tratando o mesmo assunto sob outro ângulo e hiperlinks.
Os sites citados aqui, foram acessados no dia 03/09/07 e, portanto, analisados nesse mesmo dia.