segunda-feira, 22 de outubro de 2007

WEB 2.0. Inteligência coletiva ou jogada de marketing ?

Atualmente, muito se discute a respeito da definição e o uso web 2.0 e, as opiniões são diversas e dissonantes a respeito do que pensa o criador do termo em questão, o americano Tim O´Reilly. E apesar das discussões ainda não há um consenso a respeito da definição do que é a web 2.0.

Segundo Tim O´Reilly, “Web 2.0 é a mudança para uma internet como plataforma, e um entendimento das regras para obter sucesso nesta nova plataforma. Entre outras, a regra mais importante é desenvolver aplicativos que aproveitem os efeitos de rede para se tornarem melhores quanto mais são usados pelas pessoas, aproveitando a inteligência coletiva.”

Mas, existem pessoas que partilham da idéia de que a web 2.0 é somente um avaço natural da web e suas ferramentas, sendo web 2.0, uma jogada de marketing.
“Ajax, redes sociais, CGM: as definições mais comuns pra Web 2.0, ou um jeito para se voltar a falar de internet? Para mim nada mudou, tudo evoluiu”, diz o sócio-diretor do 10 minutos (agência de comunicação especializada no planejamento estratégico, criação e marketing para projetos que fazem uso da plataforma interativa, em especial a internet), Michel Lent.