Foi com a popularidade da internet e a facilidade de estar -virtualmente- num ambiente que possibilita a comunicação entre pessoas de qualquer parte do mundo, que o ciberatisvismo surgiu e vem ganhando força. Mas afinal, o que é ciberativismo?
Segundo o site Wikipedia, ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através de meios eletrônicos, como a informática e a internet. Na visão dos que o praticam, o ciberativismo é uma alternativa aos meios de comunicação de massa tradicionais, permitindo-lhes "driblar" o monopólio da opinião publica por estes meios, ter mais liberdade e causar mais impacto, ou é apenas uma forma de expressar suas opiniões.
Dessa forma, se caracterizando como uma alternativa aos meios de comunicação tradicional, onde se tem a liberdade de se expressar a sua opinião, seja ela qual for, o ciberativismo trouxe para o terreno virtual, usuários interessados em fazer parte de forúns de discussões e salas de chats, para discutir e defender causas como a preservação do meio-ambiente ou gestão publica, que tinham eram tratados somente nas mídias tradicionais, mas com um visão única e definida do assunto.
O publico praticamente não tinham um espaço aberto nas mídias tradicionais para expressar sua opinião e pautar assuntos, com a finalidade de mobilizar as pessoas outras pessoas para defenderem causas justas, como aconteceu este ano na Grécia.
Os gregos se reuniram e mobilizaram-se no espaço virtual, de maneira que chamasse a atenção da população para tomada de posição frente a gestão dos incêndios que devastaram o país durante o verão.
O desfecho positivo desse e de outros casos, já são alguns dos frutos colhidos do ciberativismo que beneficiou toda uma população, mostrando que o ciberativismo pode e deve ser praticado por todos.
O espaço pode ser virtual, mas as cauas são reais e exigem discussão, mobilização e ação.