Mas, existem pessoas que partilham da idéia de que a web 2.0 é somente um avaço natural da web e suas ferramentas, sendo web 2.0, uma jogada de marketing.
segunda-feira, 22 de outubro de 2007
WEB 2.0. Inteligência coletiva ou jogada de marketing ?
Mas, existem pessoas que partilham da idéia de que a web 2.0 é somente um avaço natural da web e suas ferramentas, sendo web 2.0, uma jogada de marketing.
terça-feira, 9 de outubro de 2007
Ciberativismo
Foi com a popularidade da internet e a facilidade de estar -virtualmente- num ambiente que possibilita a comunicação entre pessoas de qualquer parte do mundo, que o ciberatisvismo surgiu e vem ganhando força. Mas afinal, o que é ciberativismo?
Segundo o site Wikipedia, ciberativismo é uma forma de ativismo realizado através de meios eletrônicos, como a informática e a internet. Na visão dos que o praticam, o ciberativismo é uma alternativa aos meios de comunicação de massa tradicionais, permitindo-lhes "driblar" o monopólio da opinião publica por estes meios, ter mais liberdade e causar mais impacto, ou é apenas uma forma de expressar suas opiniões.
Dessa forma, se caracterizando como uma alternativa aos meios de comunicação tradicional, onde se tem a liberdade de se expressar a sua opinião, seja ela qual for, o ciberativismo trouxe para o terreno virtual, usuários interessados em fazer parte de forúns de discussões e salas de chats, para discutir e defender causas como a preservação do meio-ambiente ou gestão publica, que tinham eram tratados somente nas mídias tradicionais, mas com um visão única e definida do assunto.
O publico praticamente não tinham um espaço aberto nas mídias tradicionais para expressar sua opinião e pautar assuntos, com a finalidade de mobilizar as pessoas outras pessoas para defenderem causas justas, como aconteceu este ano na Grécia.
Os gregos se reuniram e mobilizaram-se no espaço virtual, de maneira que chamasse a atenção da população para tomada de posição frente a gestão dos incêndios que devastaram o país durante o verão.
O desfecho positivo desse e de outros casos, já são alguns dos frutos colhidos do ciberativismo que beneficiou toda uma população, mostrando que o ciberativismo pode e deve ser praticado por todos.
O espaço pode ser virtual, mas as cauas são reais e exigem discussão, mobilização e ação.
Banda Sátiros na Mostra de Arte e Cultura da III edição do Mundo Unifor
Formada por quatro estudantes universitários, Ravel Holanda (UECE)
Zé Neto (UNIFOR),Álvaro e Cláudio Abreu - (UFC), a banda Sátiros, surgiu em abril deste ano e faz um som autoral, que uma verdadeira mistura de ritmos musicais que vão de Alceu Valença a Dire Straits.
A banda já tocou em lugares representativos do cenário underground de Fortaleza, como Hey Ho Rock Bar, Teatro Boca Rica, Mostra de Música da UECE e agora está mostrando o seu som na mostra de Arte e Cultura, que faz parte da terceira edição do Mundo Unifor. Evento esse, que reúne no campus da Universidade de Fortaleza, diversas atividades distintas, entre elas cultura, ciência e tecnologia.
A apresentação aconteceu hoje, dia 2 de outubro, no palco aberto ás 17:00 horas e, logo após conseguimos conversar com os integrantes da banda, para saber um pouco mais sobre a experiência de tocar no Mundo Unifor.
Não. Essa foi a nossa primeira vez.
Foi um experiência ótima. O som legal, palco bom, pessoal da organização atencioso, respeitando os músicos
Não tinha muita gente, mas percebemos que quem estava presente, estava prestando atenção.
Legal é que passa muita gente, assim, vindo e indo para outros lugares, com compromisso, passando e curtindo a música.
Ver um que pára e fica até o fim, outro que faz sinal negativo e vai-se embora.
Isso é legal, por que atinge muita gente, uns que não estão nem um pouco
preocupados com música nova, às vezes até desatentos ou mesmo sem tempo para essas coisas.
Representa uma vontade de divulgar a produção musical da cidade,
Cedendo um espaço e incentivo para os que estão começando.
Espaço com estrutura e respeito.